Segundo o dicionário LUFT, a palavra patrono apresenta alguns significados interresantes: protetor, defensor, advogado de defesa, figura tutelar de instituição entre outras.
Todo templo religioso possui seu patrono, seu protetor "maior", qual é o responsável perante Deus pela aquela instituição, o qual quarda, protege, intúi os participantes para as desições que devam ser tomadas. Todos os espíritos que pertecem aquela egrégora estão sob o comando do patrono.
Na casa do Auxílio Fraterno temos por nosso patrono São Miguel Arcanjo. Chegamos a essa conclusão pelas vias intuitivas pelas quais nos possibilitaram um pouco mais de entendimento sobre este iluminadíssimo espírito que trabalha na seara do Cristo, nos protegendo e quardando das energias negras que tanto assolam a Terra. Seu maior propósito é nos lembrar dos valores de Jesus e a importãncia da vigilância nas coisas da vida, para não abrirmos os nossos corações aos ideais do mal. Temos em nível de mentor sob as ordens de São Miguel Arcanjo, nosso amadíssimo Caboclo Tupinay. Esse querido caboclo de Umbanda, que nos orienta, nos ampara e quarda. Saravá meu São Miguel! Saravá Caboclo Tupinay! Saravá Pai Oxalá!